← Voltar Publicado em

Microfone virado ao povo

Por Erick Avezani Monteiro

Na última sexta (25) de setembro de 2020, uma importante atuante na área jornalística participou de um evento ao vivo por meio da plataforma digital TEAMS juntamente aos alunos de Jornalismo do Centro Universitário UNISAGRADO, de Bauru-SP, que ouviram atentamente a respeito do legado do uso da profissão de Comunicação em prol de ações sociais que a palestrante construiu ao longo dos anos de seu percurso.


Suzana Fonseca é uma jornalista formada pela UNESP. Dentre suas experiências, estão: profissional pelo impresso diário A Tribuna de Santos-SP, também em um jornal diário durante o início de sua carreira, na cidade de Botucatu-SP, e, como um acréscimo, a realização de assessorias de imprensa.

O diferencial de sua atuação se dá por usar sua profissão voltada à voz para questões sociais humanitárias. Suzana, que sempre se importou em ajudar aqueles que, de algum modo, tinham um histórico pessoal desprivilegiado, acumula um repertório admirado por muitos quando o assunto é a história de seus feitios. Exemplo disso foi um reencontro que a profissional promoveu ao investigar a fundo um drama familiar, do caso Alessandra, em que uma mulher teve a descoberta de que havia sido sequestrada quando era apenas um bebê. O resultado, além do final feliz da trama, o reencontro com a verdadeira mãe, foi um prêmio de melhor redação no Prêmio Esso de Jornalismo 2009, ao ter inscrito sua matéria na competição a respeito do mistério solucionado.

Suzana ainda instigou o interesse dos estudantes do UNISAGRADO contando sobre uma ajuda realizada mediante seu preceito de escutar os necessitados. O episódio compartilhado foi o de Thiago, um morador de rua encontrado pela equipe de Fonseca enquanto trabalhavam em outra matéria alheia. O grupo de profissionais da Comunicação, então, levou o jovem de 20 anos até um Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua para que recebesse cuidados como alimento e banho, e, logo em seguida, o estimularam a aceitar uma passagem de volta para a casa, uma vez que Thiago saiu de sua cidade natal em busca de uma vida melhor.