← Voltar Publicado em

Tudo o que você precisa saber sobre o Apple Vision Pro

Prometendo estar anos à frente de tudo o que já foi criado anteriormente, o Apple Vision Pro foi anunciado em 5 de junho, na WWDC 2023. Durante o evento da Apple, exclusivo para desenvolvedores, os “óculos do futuro” chamaram atenção por proporcionarem uma experiência imersiva ao mesclar o ambiente físico com conteúdo digital.

Vendido inicialmente nos Estados Unidos, o Apple Vision Pro chegará ao mercado pelo valor de, no mínimo, US$ 3.499 (Foto: Divulgação).

Sem data de lançamento marcada até agora, o Apple Vision Pro deve ser comercializado em 2024. Entretanto, já possui algumas funcionalidades divulgadas.

Realidade cada vez mais aumentada

O primeiro grande contato da população com a realidade aumentada foi com os óculos 3D, que transportam elementos da tela do filme para o ambiente das salas de cinema. Como exemplo disso há o filme Avatar, de 2009, que alavancou a produção cinematográfica utilizando recursos tridimensionais.

Anos se passaram e, apesar da ideia de um “óculos” que pudesse transformar o ambiente já existir há décadas, houve um amadurecimento desse novo recurso para diversas áreas e empresas que usam a tecnologia a seu favor. E a Apple é uma dessas.

O Apple Vision Pro promove um cinema pessoal com tela de 30 metros e áudio espacial. Assista a conteúdos com resolução 180 graus e Spatial Audio (Foto: Divulgação).

“É a engenharia de amanhã, hoje”, disse Tim Cook, CEO da Apple para uma entrevista exclusiva ao Good Morning America, programa da ABC News.

A aposta da Apple é dar a possibilidade aos usuários do computador espacial de interagirem com elementos digitais, sem quase nenhum esforço.

Ainda, Tim Cook contou ao jornal americano que o investimento na realidade aumentada já vem sendo alvo deles há algum tempo, e reforça um dos principais pontos no Apple Vision Pro. "Você pode mergulhar em filmes, programas de TV, esportes e sentir que está lá. Você pode tirar fotos e vídeos e aproveitá-los e trazer de volta memórias como se estivesse lá e repetindo essa experiência", explica Cook.

Sistema operacional VisionOS

Por causa de seu novo aparelho, a Apple não poderia deixar de anunciar também um inédito sistema operacional para comandar sua mais atual tecnologia.

O VisionOS permite um maior aproveitamento do espaço ao redor do usuário, reagindo de forma adaptativa à iluminação ambiente. Ele cria efeitos de sombreamento, ajudando quem o utiliza a compreender as proporções e as distâncias. Inclusive, o usuário poderá decidir o quão imerso ele gostaria de estar num ambiente.

Expansão de aplicativos ao redor dos usuários e novas experiências na App Store do Apple Vision Pro (Foto: Divulgação).

Enriquecendo ainda mais a experiência de quem adquirir o Apple Vision Pro, o VisionOS introduz um sistema de entrada controlado por meio de doze câmeras e cinco sensores. Ou seja, seus consumidores poderão transitar entre aplicativos e funcionalidades apenas com toques, deslizes e comandos de voz.

A primeira câmera tridimensional da Apple

Apresentando a primeira câmera tridimensional da Apple, capturar e reviver acontecimentos frente aos olhos é mais uma das novidades prometidas.

Por conta do sistema operacional vinculado a uma potente câmera, o Facetime, aplicativo de chamadas de áudio e vídeo da Apple, também expandirá horizontes. O modo espacial fará com que todas as pessoas em ligação sejam mostradas em blocos de tamanho real e que possam, até mesmo, fazer coisas juntamente.

Além do mais, o EyeSight promoverá que o usuário possa estar conectado ao ambiente real e digital ao mesmo tempo. Quando alguém chegar perto do usuário que está operando um Apple Vision Pro, o dispositivo ficará transparente. Assim, ambos poderão se ver, enquanto o aparelho mostra os olhos do usuário.

Design de última geração

O Apple Vision Pro tem seu design construído com um vidro curvo preso a uma armação de alumínio. O vidro se conecta a um selo que bloqueia a luz para um funcionamento adequado. A Apple oferecerá diferentes tamanhos e formas desse selo para se encaixar em rostos variados.

O Apple Vision Pro não possui uma bateria interna, com a finalidade de manter um peso correto (Foto: Divulgação).

Possuindo alças de áudio com alto-falantes para um som espacial, elas são ligadas a uma tira de tecido que segura o fone na cabeça.

Já sobre a faixa de cabeça, um design especial foi feito para que o Apple Vision Pro seja confortável durante o uso prolongado.

Informações técnicas

Dois chips potentes equipam o Apple Vision Pro. O M2 gerencia o processamento de conteúdo, a execução do sistema operacional VisionOS, algoritmos de visão computacional e gráficos. Enquanto isso, o chip R1 lida com informações das câmeras, sensores e microfones, transmitindo imagens praticamente em tempo real para os monitores em apenas 12 milissegundos.

O Apple Vision Pro é alimentado por um cabo conectado a uma bateria usada no quadril ou a um adaptador de energia. Essa bateria fornece até duas horas de uso contínuo. O aparelho pode ser usado durante todo o dia, se conectado a uma tomada.

O maior lançamento da Apple deverá ter mais informações a serem anunciadas conforme se aproximar de seu lançamento.

Prometendo estar anos à frente de tudo o que já foi criado anteriormente, o Apple Vision Pro foi anunciado em 5 de junho, na WWDC 2023. Durante o evento da Apple, exclusivo para desenvolvedores, os “óculos do futuro” chamaram atenção por proporcionarem uma experiência imersiva ao mesclar o ambiente físico com conteúdo digital.

Vendido inicialmente nos Estados Unidos, o Apple Vision Pro chegará ao mercado pelo valor de, no mínimo, US$ 3.499.

Sem data de lançamento marcada até agora, o Apple Vision Pro deve ser comercializado em 2024. Entretanto, já possui algumas funcionalidades divulgadas.