← Voltar Publicado em

Inverno: cuidando da saúde física e mental durante a estação fria

Para a época mais gelada, profissionais de saúde da Eurekka revelam dicas preventivas de como se manter saudável durante o inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, o inverno, os termômetros estão prontos para despencar e trazer consigo uma sensação de arrepios e a necessidade de se agasalhar. Começando no dia 21 de junho e terminando apenas no dia 22 de setembro, temperaturas mais baixas e dias mais curtos dessa época do ano podem trazer desafios para a saúde.

De acordo com o psicólogo e cofundador da Eurekka, Luiz Eduardo Barcellos Rodrigues, é comum que durante o inverno algumas pessoas experimentem sintomas de depressão sazonal, também conhecida como transtorno afetivo sazonal (TAS).

“A diminuição da luz solar e a redução dos níveis de vitamina D podem afetar o equilíbrio químico do cérebro, causando alterações de humor, fadiga e desânimo, característicos do TAS. Além disso, um maior isolamento social, comum durante a estação fria, pode agravar problemas como ansiedade e distúrbios do sono“, explica Luiz.

Já tratando de doenças físicas, no inverno há uma maior incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Os médicos da Eurekka ressaltam que o ar frio e seco pode irritar as vias respiratórias, tornando-as mais vulneráveis à infecções e que, ainda, o hábito de ficar em ambientes fechados facilita a disseminação de vírus e bactérias.

Dicas de como se cuidar no inverno

Apesar de ser uma estação rigorosa e que pode trazer riscos, é possível adotar medidas preventivas para manter a saúde durante o inverno. A seguir, separamos algumas dicas elaboradas pelos profissionais de saúde da Eurekka sobre como manter a saúde física e mental durante essa época:

  1. Se expor à luz solar: Aproveite as horas de sol para sair de casa e receber a vitamina D necessária para regular o humor e fortalecer o sistema imunológico. Caminhar ao ar livre pode ser uma opção saudável.
  2. Manter uma rotina: Estabeleça horários regulares para alimentação, sono e atividade física. Isso contribui para a estabilidade emocional e fortalece o sistema imunológico.
  3. Praticar exercícios físicos: Mesmo que a vontade de se exercitar seja menor durante o inverno, é fundamental manter a atividade física. Além de fortalecer o corpo, a prática libera endorfina, hormônio neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. A calistenia é uma opção recomendada.
  4. Alimentar-se equilibradamente: Inclua na dieta alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes e verduras. Esses nutrientes são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças. Aliás, o ar frio e seco pode levar à desidratação de forma imperceptível, portanto, deve haver um consumo adequado de água.
  5. Higienizar as mãos: Use álcool em gel e lave as mãos com frequência, evitando levá-las ao rosto, especialmente em ambientes com muitas pessoas. Essa medida simples ajuda a prevenir a propagação de doenças.
  6. Manter a casa arejada: Apesar do frio, é importante manter a circulação de ar em ambientes fechados. Abrir janelas por alguns minutos todos os dias auxilia na renovação do ar e evita a concentração de agentes causadores de doenças.
  7. Se vacinar: A vacinação é uma forma efetiva de prevenção contra a gripe, doença que pode levar a complicações graves, principalmente em grupos de risco.

Atualize seu check-up de saúde com a Eurekka

Consultar um médico regularmente permite um acompanhamento contínuo da saúde, identificando problemas de forma antecipada e promovendo um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

A Eurekka aceitou a missão de levar saúde emocional para todos e tem feito isso no mundo virtual e no físico, oferecendo consultas médicas, nutricionista, psicoterapia e psiquiatria. Então, se você precisa de ajuda pra cuidar da sua saúde física e mental, clique nas palavras destacadas. Monitore sua saúde com quem se preocupa com você.