← Voltar Publicado em

CNN Academy oferece treinamento de mídia sobre comunicação climática

Com patrocínio da The Rockefeller Foundation, CNN Academy proporciona capacitação para que comunicadores relatem com precisão os desafios das mudanças climáticas

A CNN Academy está à procura de 15 candidatos que demonstrem interesse em trabalhar com mudanças climáticas para participarem de uma capacitação profissional de storytelling. Isso permitirá que os comunicadores possam reportar corretamente acerca de assuntos relacionados às questões climáticas que estão impactando suas localidades. O prazo de inscrição se estenderá até o dia 15 de novembro de 2023.

Durante os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, a cidade de Abu Dhabi hospedará o treinamento presencial feito pela CNN Academy. E, na semana seguinte, de 3 a 9 de dezembro, a CNN Academy continuará a sua missão de preparar os comunicadores com uma simulação de narrativa climática, também realizada na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Um painel de especialistas em comunicação climática coordenará o processo seletivo para selecionar os 15 candidatos. Serão levados em consideração a proficiência do comunicador, seu compromisso evidente com a divulgação de informações sobre o clima e o possível efeito benéfico da participação no programa em sua ocupação profissional.

Os escolhidos desfrutarão de patrocínio completo para participar no programa, o que incluirá as despesas de deslocação (se aplicável), alojamento, material de formação e refeições durante a duração do treinamento. Ao finalizar o curso, os participantes receberão um Certificado de Conclusão emitido pela CNN Academy e terão seus documentários finais veiculados na CNN ou na plataforma da CNN Academy.

A The Rockefeller Foundation, que patrocina a iniciativa, é uma organização filantrópica dedicada a promover o bem-estar humano e o progresso global. Ela financia uma ampla gama de projetos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, ciência, sustentabilidade e inovação social.

Assuntos do treinamento da CNN Academy

CNN Academy relata que o ano de 2023 está se encaminhando para se tornar o mais quente já registrado. Imagem: Pexels CNN Academy relata que o ano de 2023 está se encaminhando para se tornar o mais quente já registrado. Imagem: Pexels

As regiões do Sul Global são as que mais sofrem com a marca de ondas de calor devastadoras, eventos climáticos extremos e secas implacáveis. Nesse sentido, o programa ofertado oferece aos selecionados uma oportunidade única de se tornarem contadores qualificados de histórias sobre o clima.

A CNN Academy ministrará o treinamento, abrangendo diversos aspectos da cobertura das mudanças climáticas, incluindo:

  • Compreensão da ciência climática e seu impacto nas comunidades locais.
  • Técnicas de jornalismo investigativo e reportagens baseadas em dados relacionados às mudanças climáticas.
  • Estratégias para comunicar informações científicas complexas a diversos públicos.
  • Considerações éticas na reportagem climática, incluindo o envolvimento e representação da comunidade.
  • Abordagens de narrativa multimídia, abrangendo narrativa visual, produção de vídeo e engajamento nas redes sociais.
  • Melhores práticas para verificação de fatos, checagem de fontes e combate à desinformação.

Os participantes receberão orientação e apoio para criar uma notícia local sobre mudanças climáticas, que a CNN e a Fundação Rockefeller irão divulgar, permitindo que suas vozes contribuam para a conscientização sobre os desafios climáticos globais.

Processo de aplicação

Desde 2020, a CNN promove sua Academia, em Abu Dhabi, para treinar a próxima geração de jornalistas. Imagem: CNN Desde 2020, a CNN promove sua Academia, em Abu Dhabi, para treinar a próxima geração de jornalistas. Imagem: CNN

Para participar desta oportunidade de treinamento em mídia, é necessário que os candidatos atendam a alguns critérios. A princípio, eles devem morar e trabalhar em um país do Sul Global, abrangendo América Latina, Caribe, África e Ásia. É preciso que sejam criadores de conteúdo, jornalistas ou narradores no início de suas carreiras e demonstrar um genuíno interesse em relatar histórias sobre mudanças climáticas, comprovado por meio de um portfólio de trabalhos relevantes, se aplicável.

Além disso, é fundamental que possuam habilidades sólidas de comunicação e sejam fluentes em inglês, tanto na fala quanto na escrita. Os candidatos devem comprometer-se ativamente a participar do programa de formação e aplicar as habilidades adquiridas em seus projetos de reportagem. Também é necessário estar disponível e disposto a viajar para Abu Dhabi durante a simulação de narrativa climática da CNN Academy.

Os candidatos que preencherem os requisitos devem fornecer um resumo conciso de sua experiência, histórico profissional e motivação para participar do programa de treinamento. Ademais, precisam apresentar uma declaração explicando como o treinamento impactará seu crescimento profissional e contribuirá para aprimorar a cobertura das mudanças climáticas em sua região.

Por fim, você pode saber mais sobre o curso e como se inscrever clicando aqui.